terça-feira, 10 de maio de 2016

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PRA USAR SEU E-MAIL COMO SE DEVE:


1. E-mail pessoal é uma coisa, e-mail profissional é outra coisa: O e-mail profissional, aquele que a empresa disponibiliza para você, não deve ser usado para mensagens pessoais. Aliás, em 2008, um funcionário foi demitido por justa causa pelo mau uso do e-mail corporativo. Portanto tenha seu e-mail pessoal, para enviar e receber mensagens que não sejam sobre trabalho.
2. Tudo o que você escrever pode e será usado contra você mais tarde: Meça suas palavras. Use tom profissional nos e-mails de trabalho e evite piadinhas. O mesmo para as mensagens pessoais. Algumas coisas podem ser muito mal interpretadas.
3. Venho por essas mal digitadas linhas: Não tenha pressa em enviar o e-mail. Confira antes o que escreveu, veja se faz sentido, corrija erros gramaticais e veja se não comeu palavras. Lembre-se que se esquecer o primeiro "d" em "pedido", por mais que esteja gramaticalmente correto, a coisa pode ficar bem feia.
4. Não pratique o Spam: Recebeu uma mensagem de alguém perguntando algo para dezenas de pessoas? Verifique a quem realmente interessa sua resposta e copie, se necessário, apenas essas pessoas. Lembre-se que não existe coisa mais odiosa que ter sua caixa de mensagens lotada com respostas que não são e não interessam para você.
5. O vazio existencial do assunto: Este também é um grande erro cometido pelos apressados de plantão, ou seja, manter o campo de assunto sem nada. Outro problema também são assuntos vagos como "Oi!" ou "Planilha". Desperte o interesse por seu e-mail colocando em poucas palavras a que a mensagem se refere, como "Planilha de controle de gastos - 1º trimestre". Assim fica mais fácil de se achar depois e será aberto mais rapidamente por aquele que está interessado pela informação.
6. Escreva um e-mail e não um romance: As mensagens online foram feitas para serem curtas. Um relatório de sete páginas no corpo do e-mail é garantia que o leitor só chegará ao terceiro parágrafo e apertará "Apagar" ou a seta para próxima mensagem. Se for se estender, envie seu texto anexado e explique na mensagem a que se refere, destacando os pontos principais.
7. Os nomes do jogo: Não custa nada começar sua comunicação escrita com um "Prezado Fulano", "Caro Fulano", "Querido Fulano" e assim por diante. Um e-mail sem saudação e o nome do destinatário acaba se tornando frio e impessoal demais. Mesmo quando for enviado a várias pessoas, um "Prezados colegas" cai bem. Outro detalhe importantíssimo, especialmente nas mensagens profissionais, é ter uma assinatura no final com seu nome, cargo, telefone, website etc. Mostre quem você é.
8. Queime depois de ler: E-mail não foi feito para se relatar informações sigilosas. É, aliás, uma das piores ferramentas para isso, já que não só está sujeito a ação de hackers, como também é facilmente retransmitido por algum desavisado que não entende a importância dos dados apresentados. Lembre-se das centenas de pessoas que mandam mensagens íntimas demais a seus amigos no Facebook (ou outra rede social) com um aviso de "Apaga Isso" e acabam por viver uma grande vergonha quando se vêem expostas na rede. Nos casos de confidencialidade, marque uma reunião, mande o arquivo por outros meios (pendrive, CD etc) ou utilize programas de criptografia. Ou, claro, você também pode falar pessoalmente.
9. Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou: Outro detalhe importante é conferir se os destinatários estão corretos antes de disparar. Como a maioria das ferramentas de e-mail permite o preenchimento automático da sua lista de contatos, não é raro você querer mandar a mensagem para o "João Antunes" e ela acabar na caixa do "João Andrade". No caso de informações mais sensíveis, isso pode causar um problema absurdo depois.
10. Você tem 5.629 mensagens: Lembre-se que o e-mail é hoje uma das ferramentas de comunicação mais importante da espécie humana. Portanto, cheque regularmente sua caixa para conferir as mensagens, principalmente as de trabalho. Você pode estar perdendo informações valiosas, ótimos convites ou até mesmo alguma solicitação urgente de trabalho de seu chefe, que se não cumprida, seguramente vai pesar na sua avaliação.

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